Certificação em Construções Sustentáveis

Selos de Certificação Sustentável

 

A Prefeitura do Recife criou o Selo de Sustentabilidade Ambiental para certificar construções que adotam medidas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental e as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na cidade. São estimuladas iniciativas que proporcionem redução do consumo de água e energia, aumento da cobertura verde e que gerem menos resíduos.

A certificação é uma medida de adesão voluntária e abrange empreendimentos habitacionais e comerciais. Há quatro tipos de selos: Diamante, Ouro, Prata e Bronze. Eles são aplicados de acordo com a quantidade de medidas adotadas pela edificação.

O Selo de Sustentabilidade Ambiental integra o Plano de Baixo Carbono da prefeitura, um documento que elenca as estratégias para diminuir as emissões de GEE na capital pernambucana. De acordo com o inventário de GEE do Recife, a construção civil é considerada uma das principais atividades emissoras de gás carbônico (CO2).

A validade do selo é de três anos. Nesse período, no entanto, o empreendimento pode ter sua certificação suspensa, caso as ações ou práticas sustentáveis sejam descaracterizadas.