Certificação em Sustentabilidade da cidade do Recife – Por que aderir?

1 - Qual o principal objetivo da Certificação em Sustentabilidade da cidade do Recife?

O principal objetivo da certificação é reduzir as emissões dos gases de efeito estufa na cidade de modo a atingir as metas estabelecidas no Plano de Baixo Carbono do Recife e estimular a política de construções sustentáveis, minimizando ou eliminando os impactos ambientais desses empreendimentos com a redução do consumo de água, energia, adequação na gestão dos resíduos gerados, na redução dos principais gases de efeito estufa, como também ampliar a cobertura vegetal de solo permeável.

2 - Quais os benefícios ao utilizar um selo de sustentabilidade?

Os empreendimentos que aderirem ao Programa de Cerificação em Construções sustentáveis contribuirão, significativamente, para a melhoria das condições socioambientais da cidade, especialmente no que se refere ao bem-estar da população, à qualidade e sustentabilidade dos seus recursos naturais, além de observarem a redução de seus custos com água e energia elétrica, por exemplo.

3- Quais são os pré-requisitos a Certificação?

Estão habilitados a participar da Certificação em Construções Sustentáveis da Cidade do Recife os empreendimentos públicos ou privados, de uso habitacional, não habitacional ou misto, localizado no município do Recife em fase de projeto inicial ou aqueles já licenciados e em funcionamento, assim como as edificações com “habita-se” ou “aceita-se” e licença de operação desde que não estejam com pendências relativas ao licenciamento e/ou fiscalização ambiental.

Em se tratando de consumo de água, quando o empreendimento for também abastecido com água de poço artesiano, o empreendimento poderá apresentar o documento de Outorga emitido pelo órgão responsável.

Caso o uso da água proveniente do poço artesiano seja para abastecimento humano (potável), o empreendimento deverá apresentar o documento de controle de qualidade da água, em atendimento ao decreto do Ministério da Saúde nº 518/2004 e/ou outras exigências pertinentes no nível estadual e municipal.

No caso de resíduos sólidos, o empreendedor deverá apresentar, junto com a proposta de Certificação, o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da atividade, incluindo-se neste, se couber, as categorias de resíduos que não sejam urbanos (resíduos sólidos industriais; especiais, etc).

4- Qual o custo da Certificação?

O custo total pago pelo empreendimento é de R$1.357,70. Esse valor deverá ser pago diretamente à empresa auditora, após o envio da solicitação na plataforma online.

5- Quais empresas estão aptas para o processo de auditoria?

A auditoria é realizada por entes credenciados pela Prefeitura da Cidade do Recife. A empresa credenciada faz avaliação técnica a partir dos documentos recebidos e emite o parecer acerca do resultado obtido, além de realizar a visita técnica quando necessário.

6- Vale a pena obter um selo de sustentabilidade?

A adesão ao Selo Ambiental é voluntária, ou seja, não existe nenhuma lei que obrigue uma empresa adquirir essa certificação. Porém, é importante destacar que a sociedade está cada vez mais consciente sobre as questões ambientas e exige das empresas mais investimentos para minimizar seus impactos no ecossistema.

Optar pela adesão de um selo de sustentabilidade e em ações de preservação ambiental é um grande diferencial para qualquer empreendimento, principalmente diante de um mercado tão competitivo.