Etapas do Processos

O interessado deverá fazer requerimento e simulação em Plataforma Virtual de avaliação (Área do Solicitante) preencher os dados necessários de sua proposta em planilhas de dados no referido sistema virtual. A simulação exibirá de forma automática a avaliação da proposta inicial, já o direcionando em uma das cinco dimensões e, consequentemente, para as quatro modalidades do Selo de Certificação. Essa etapa tem os objetivos de facilitar e auxiliar de forma sistemática a elaboração do projeto final que será submetido ao processo de aprovação e licenciamento.

Existem três tipos de solicitação para obter a Certificação em Construções Sustentáveis: 1 - Solicitação de Pré-Certificação - Empreendimentos em estágio de implantação dos itens a serem certificados; 2 - Solicitação de Certificação - Empreendimentos com implantação já realizada dos itens a serem certificados; 3 - Solicitação de Renovação da Certificação - Para empreendimentos já certificados com interesse na renovação.

Solicitação de Pré-Certificação

Os empreendimentos que ainda não tenham sido concluídos, no tocante aos requisitos de pontuação da Certificação em Construções Sustentáveis, poderão dar entrada no pedido Pré-certificação. Para isso, seu responsável deverá enviar os documentos necessários e assinalar, no ato da inscrição, a pretensão a esta referida etapa da Certificação.

Solicitação de Certificação

Para estar apto à Certificação, o responsável pelo empreendimento deverá enviar os documentos listados, bem como realizar simulação de pontuação que definirá em qual tipo de Selo que o empreendimento se enquadrará.

Renovação da Certificação

Após 3 anos de recebimento do Selo de Certificação, o responsável pelo empreendimento poderá solicitar a continuidade ou modificação do tipo de selo através da solicitação de Auditoria. O auditor credenciado pela Prefeitura do Recife verificará se o empreendimento continua cumprindo com os itens referente ao selo que já possui e, se positivo, continuará configurando no quadro de construções certificadas em sustentabilidade ambiental emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

Documentos necessários para obter a Certificação em Construções Sustentáveis:

Requerimento do respectivo selo; simulação de pontuação; Projeto básico da proposta de sustentabilidade do empreendimento; Cópia do projeto arquitetônico aprovado; certidão de habita-se ou aceita-se e licença ambiental para os empreendimentos em funcionamento.

Após a solicitação, os empreendimentos serão encaminhados ao processo de auditoria. A auditoria será realizada por entes credenciados pela Prefeitura do Recife e o pagamento referente ao valor do serviço será pago pelo solicitante.

Empresas credenciadas: 01) SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; 02) Calango Consultoria em Meio Ambiente; 03) Líder S Consultoria em Sustentabilidade; 04) ABD Consultoria Ambiental LTDA. 

 

Obs: As certidões de habita-se e aceita-se não se aplicam aos empreendimentos que solicitarem o selo de Pré-Certificação.